26 de maio de 2011

Mudança

       Tantas coisas. São tantas que é difícil de explicar. Uma borracha que falta para apagar uma frase mal desenvolvida. Uma caneta sem tinta. Um caderno com páginas rasgadas onde, exatamente, não deveria. E mais um apontador com a lâmina cega.

E se houvesse uma explicação para todo o processo de aprendizado e mudança que se processa dentro do ser humano eu não saberia, sequer, iniciar um parágrafo. Definitivamente não saberia.

 Não. Eu não estou falando do aprendizado escolar. Aquele que você precisa estar em sala de aula pontualmente no horário estabelecido. Falo de outro tipo de aprendizado. Um mais profundo que acontece assim sem mediador entre o quadro e o caderno. Um que acontece sem aviso para o dia das provas ou testes de conhecimento lógico ou geral.

Esse sim é bem difícil, mas é uma das fases mais importantes para se vivenciar. Daí surgem descobertas grandes ou pequenas, não sei bem defini-las. E o que eu posso dizer é que não há como retroceder, uma vez que o processo tenha sido completado. E sim. Há escolhas.

Você pode ser grande ou pequeno em ações. E tantos escolhem ser pequenos e tristes. Às vezes as mudanças são bombásticas e perturbadoras; outras, lenta e gradual.

Não dá para saber quando vai acontecer na vida de uma pessoa. Pode ser hoje ou amanhã. Ou talvez no fim da vida. Ou pode nunca acontecer. O que eu posso dizer é que mudar é um processo difícil. Às vezes traz coisas boas. Faz bem. Já outras vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode dizer muito ou quase nada; pode apenas fincar as suas unhas e aranhar a minha janela ou derrubar as cortinas, não tem problema: mostre que você está vivo! Obrigada por estar aqui!