4 de abril de 2012

Notas Sobre a Tristeza cap. 02


Mergulho

"O significado da vida transborda no sangue que pulsa"


Quando a tristeza toma conta do corpo e da mente, a esperança fica impenetrável. E então surge o primeiro sinal do mergulho: a fraqueza. Por um longo tempo, ele caminhou por entre as sombras, perdido, mergulhado em si mesmo, mas desprovido de amarras e convenções sociais.


Convenções, mas quem se importa? Ele caminhou, desenhou suas passadas lentas e compôs uma trilha para cada roupa surrada que vestiu. Foi tudo muito difícil, mas era mais fácil se esconder do que encarar as pessoas. Aquelas pessoas que o conheceram ainda jovem, cheio de expectativas e o viram crescer na vida, constituir uma família e desbravar todas as oportunidades. Sim, essas mesmas pessoas também o viram perder tudo e isso ele não conseguia aceitar. Foi quando mergulhou.

Andou embaixo de chuva forte. Suou sangue quente, comeu pão das lixeiras espalhadas pela cidade, dormiu e acordou embaixo da umidade do tempo. E durante um longo período seu futuro foi incerto, até que decidiu voltar e encarar a vida. Quando se recompôs, olhou em volta e avistou sua casa jogada às traças, destinhorada: paredes rachadas, janelas quebradas, móveis ao chão. Impossível conter as lágrimas. Afinal, o que havia feito de si durante esse tempo em que ficou incomunicável? Não sabia como se justificar. E talvez não precisasse de justificativas porque tudo o que ele precisava estava ali. Ali mesmo, preso àquelas paredes rachadas, em uma moldura surrada: uma fotografia linda que o comovia a cada desvio do olhar: era a sua família, a quem ele nutria respeito: o motivo pelo qual ele fugiu. E esta mesma família também seria capaz de fazê-lo encarar a vida. Lutar, criar, reviver: ali residia todas as suas expectativas.

Ali estava a esperança. Quando ele viu a fotografia, num ímpeto retirou o quadro da parede e num misto de alegria e tristeza, sem conter as lágrimas, ele pronunciou em alto e bom som que iria lutar. Iria sobreviver e um dia tudo voltaria a seu devido lugar. Com a fotografia em mãos ele saiu, olhou em volta, sentiu o Sol bater em seu rosto e desatou a correr rua afora. E, de súbito, parou em frente a um muro colorido em graffiti e lá estava escrito: o significado da vida transborda no sangue que pulsa. Apertou a moldura ao peito, era a resposta que ele precisava.

Um comentário:

  1. OLÁ, querida
    Estive ausente pela Quaresma...

    "Renovar
    Perdoar
    Esquecer
    Corações aquecer!!!"
    (Orvalho do Céu)

    Páscoa é:


    "Coragem é a resistência ao medo,
    domínio do medo,
    e não a ausência do medo."
    (Mark Twain )

    SAIR DO PRÓPRIO TÚMULO

    Jesus libertou-me... enviou-me anjos para me soltar das amarras que me prendiam...

    Apóstolo Pedro: “precisamos dar razões que justifiquem a nossa Esperança” (1Ps 3,15).

    FELIZ PÁSCOA PARA TODOS NÓS!!!
    Abraços fraternos de paz

    ResponderExcluir

Você pode dizer muito ou quase nada; pode apenas fincar as suas unhas e aranhar a minha janela ou derrubar as cortinas, não tem problema: mostre que você está vivo! Obrigada por estar aqui!