20 de junho de 2012

Dave Grohl com F Maiúsculo


Você pode até achar estranho, caro inconsciente vermelho, mas antes de conhecer o cara mais bacana do rock, Dave Grohl, eu conheci o Foo Fighters. E, acredite, caro inconsciente incrédulo, sem nenhuma surpresa, eu me encantei. Eu devia estar saindo do ensino médio e pensando na faculdade naquele período e andava meio insone, então decidi que precisava ampliar meu checklist musico-cultural, foi quando, sem pretensão, movi o controle remoto e apertei um de seus botões, e lá estava o grupo, no videoclipe engraçado, tocando Learn To Fly, uns dois anos depois do lançamento, do álbum There Is Nothing Left to Lose, da forma mais descontraída possível, como eu nunca tinha visto antes, foi, sem dúvida alguma, um encantamento que perdura até hoje. Mas, até então, eu não sabia quem era o herói deste enredo. O F maiúsculo só aportou em minhas mãos em maio de 2012, quando tive acesso à sua biografia não autorizada, a mais autorizada que já li. E sim, caro inconsciente vermelho, eu gostei do que li e me encantei pela segunda vez. Eu descobri, ele é apenas uma pessoa real e muito consciente, é o cara mais bacana do rock. E eis que surge o Dave Grohl, o líder da banda mais bacana do rock: o Foo Fighters!


O personagem emblemático de que trata este texto, alimentou um sonho para chegar às telas dos computadores da minha e da sua casa, mas claro, antes de ter passado pelas fitas cassetes de vídeo e áudio. Paul Brannigan deixa bem claro em seu livro This is a call: a vida e a musica de dave grohl. Sao Paulo: Leya, 2012, que o Dave Grohl faz parte do percentual de garotos que moram em cidades pequenas e que alimentam o sonho de se tornarem bem sucedidos naquilo que definiram como meta: chegar a Hollywood. Grohl pedalou muito, enquanto sonhava, para acontecer na pequena cidade de Springfield, Virgínia, e ganhar o mundo todo com seu talento, esta parte da sua vida é, sem duvida, um lado bom de ser lido na biografia de Grohl porque não foi apenas o sonho que o moveu, mas também as barreiras, as pedras, os caminhos e as companhias. Antes de chegar a constituir sua propria banda, Grohl passou por pequenas bandas de garagem até chegar ao Nirvana. Como baterista, o lider do Foo Fighters foi muito bem sucedido e se firmou no grupo, até um dia ele decidiu que não dava mais para continuar e tomou uma decisão; eis que chega a hora de ir embora. É possível ver sua brilhante atuação em varias músicas da banda, mas a mais instigante para mim é a Smells Like Teen Spirit e Lithium. Peguem suas baquetas, caro leitor, o Dave Grohl esta na bateria! Sim, ele também toca guitarra.

Em 2011, o Foo Fighters lançou o novo álbum Wasting light, e, especialmente neste álbum, o líder evitou usar a tecnologia digital e escolheu a gravação analógica como método de produção do novo CD. Acredito que Grohl quis fazer uma volta ao seu passado quando, na adolescência, por falta de recursos, ele gravava suas composições em uma fita e mostrava para os colegas das bandas de garagem (as que participou), e, de fato, era algo bastante criativo; o passado de Grohl o acompanha em tudo, não à toa ele conserva os melhores CD’s das bandas que o ajudaram e o inspiraram em seu longo caminho: Bad Brains, Metallica, AC/DC, Thin Lizzy, Ted Nugent, Pixies e Led Zeppelin e conserva e aprecia os amigos das bandas da qual fez parte. É bem difícl não gostar da leitura, caro inconsciente vermelho, porque as opiniões do personagem em questão são firmes e autênticas; ele tem um espírito de liderança bem desenvolvido. E é isso que o Dave Grohl é: um grande líder que conduz um grande banda, esse é o seu diferencial enquanto pessoa e músico. Isso nem ele mesmo podia imaginar que viesse acontecer. Caro inconsciente, devo mesmo deixar uma dica para o leitores? Bom, caro inconsciente, atendo à sua insistencia: ouçam Rope! Sem dúvida, uma descoberta. Termino o texto ao som de Let it Die e Best of You porque o insconsciente vermelho não me deixa ir embora sem antes citar essas músicas. Uma boa música a todos os inconscientes e aos conscientes!

2 comentários:

  1. ao som de Walk comento: Wasting Light é um grande álbum, mas devo te recomendar outros trabalhos, projetos do DAVE, ouça uma banda chamada Them Crooked Volture, esta banda é um paralelo do dave, com o Josh Homme ( Queens of the stone age)e john Paul jones (Led Zeppelin) aposto que vc vai curtir mt!!!!
    Curta tbm outo projeto do Dave: Probot, onde ele chama vários músicos pra tocarem com ele!!!!

    obrigado pela visita, gostei mt do seu comentário em meu blog, e gostei bastante do seu cantinho!!!abs!!!

    Probot : http://www.youtube.com/watch?v=X6I-tq0MFq4

    Them Crooked Voltures :http://www.youtube.com/watch?v=xpkRtzNUQtE

    ResponderExcluir
  2. Hmmm... Vou provar sem compromisso. Se gostar, eu ouço.

    :)

    ResponderExcluir

Você pode dizer muito ou quase nada; pode apenas fincar as suas unhas e aranhar a minha janela ou derrubar as cortinas, não tem problema: mostre que você está vivo! Obrigada por estar aqui!