6 de fevereiro de 2013

Expectativa para o Carnaval


Não falo do carnaval deste ano, mas de todos os que estão por vir. Vai ser sempre assim: agitado, ansioso, contagiante. Sim, porque mesmo aqueles que não participam da festa pensam um dia em brincar nos blocos de rua. Ou mesmo aproveitar o carnaval de outra maneira: um retiro espiritual, um tempo em casa o dia todo descansando, um motivo para reunir a família: tudo isso faz parte da expectativa criada em cima do carnaval.


Eu mesma crio expectativas. Se eu for fazer uma comparação das minhas expectativas de quatro anos atrás para este exato carnaval, vou anotar muitos pontos de diferença. O primeiro ponto é a mudança de perspectiva. Hoje eu tenho mais responsabilidade e devo considerar isso como algo que mais dia ou menos dia estava propício a acontecer. Mas o fato é que mesmo com os afazeres me cobrando o tempo todo eu não deixo de pensar o quanto é bom participar da festa no Recife, ver as ruas todas enfeitadas para receber os blocos: o maior deles, o Galo da Madrugada; acompanhar a cantoria atrás de um algum bloco lírico na Rua do Bom Jesus. Todas as marchinhas de repente voltam à tona a minha cabeça. Me sinto bem em poder compartilhar da festa, mesmo que por uma tarde ou noite.

Em algum momento, e isso está pregado à memória, eu já fiz parte daqueles que não saem de casa ou daqueles que participam de um retiro espiritual: eu fiquei contente porque tudo parte de uma escolha. Hoje eu canto marchinhas pelas ruas e danço ao som do frevo, mesmo que os passos não sejam perfeitos. É bom compartilhar da cultura minha cidade, me alegra muito. Neste momento não estou apta a fugir da alegria contagiante que toma conta do Recife, a contagem é regressiva. Gosto das expectativas, elas nos ajudam a viver melhor, a criar nosso mundo de cores, mesmo que essas cores sejam insólitas.

6 comentários:

  1. Edilma viva o nosso belo e lindo Carnaval.
    As expectativas são muitas.
    Esse ano estava programando ir à praia, mas como sou foliã, e cada momento que escuto um frevinho, dá um friozinho na barriga, vou ficando por aqui.(risos)
    Bom carnaval pra você.
    Xerossss

    ResponderExcluir
  2. É lindo mesmo, Ana! Estou esperando a sexta-feira! risos... Amo minha cidade e esse clima contagiante do carnaval!

    ResponderExcluir
  3. Quem está na chuva nem sempre quer se molhar! Gosto e não gosto de carnaval! Tudo depende da companhia. Se estou com amigos animados, também me animo!!
    Bom restinho de carnaval para você!

    ResponderExcluir
  4. Concordo Luma, a companhia é essencial! Com amigos animados a gente não percebe o tempo passar! Sobra gás! Vontade de dançar... rsrsrsrs beijos

    ResponderExcluir
  5. Carissima, eu não curto carnaval. É uma festa brasileira demais pra mim. rs É de uma alegria que não me alcança. Minha alma geralmente vive a melancolia dos nórdicos. dias frios, menos calor, xícaras de chá e livros. Não penso o carnaval. As vezes dou por ele na tela de televisão e fujo. rs
    Mas fico feliz por perceber que você foi se unir aos desenhos de sua paisagem. Pude imaginar os movimentos todos. bacio

    ResponderExcluir
  6. ;) É que eu gosto das brincadeiras! rs! beijos !

    ResponderExcluir

Você pode dizer muito ou quase nada; pode apenas fincar as suas unhas e aranhar a minha janela ou derrubar as cortinas, não tem problema: mostre que você está vivo! Obrigada por estar aqui!