4 de março de 2013

Me Rendo

Nunca fui capaz de dizer eu me rendo. Mas ao mesmo tempo penso que, como todos dizem, pronunciar ‘nunca’ é coisa muito forte. Portanto me corrijo e digo que não tinha havido, em minha vida, a oportunidade de me render para um outro ser assim como aconteceu. E olhe que em minha vida já passou o King, a Priscila, o Marrom, o Carrilhão e talvez a memória tenha me falhado. Mas o que é a memória quando não se sabe distinguir entre a doação real e a doação inventada. A retórica diz que não é nada. Ser assaltada por sentimentos de cuidado, preocupação, tensão e temeridade não é coisa que acontece todo dia, ao menos para mim.


Eu fui assaltada, e não tive medo ou receio quando aconteceu – confesso, me surpreendi. O Nino me assaltou de tal forma que me deixou sem ação. E constatei: um olhar, de fato, move montanhas – ou melhor, derruba. O Nino me derrubou porque dias depois eu não resisti e pedi pra ficar com ele. Hoje me vem à memória o quanto lutei para não me render ao sentimentalismo que, por vezes, considerava uma ameaça ao meu autocontrole.

Hoje, e desde que encontrei você, eu me rendi. Mas é só a você, Nino, porque eu não me rendo muito em outras instâncias, em outros espaços, em outras situações: nesta situação em que você me colocou sim. Sim, me rendi desde que pus os olhos em você; eu sei, foi paixão em primeira instância. Me detive, me entreguei e hoje eu choro por essa entrega: você me mostrou a importância do zelo, do ouvir, do sentir: aguçou todos os meus sentidos. Descobri verdadeiramente que um “cão é o melhor amigo do homem”.

Ter um amigo leal para nos esperar toda a noite depois de um dia de turbulência é a melhor coisa do mundo. Nino, devo esse farfalhar de sentimentos a você, meu amado cachorro, que me doou todo seu carinho sem entraves, sem reservas. Você que. Sinto-me muito emocionada neste instante. Hoje os sentidos me corroem os passos. Todas as vezes que vou ao seu antigo cantinho sinto o seu cheiro, ouço o seu rosnar. Que saudade de você. E te agradeço por todo o sentimento que você despertou em mim.

10 comentários:

  1. Que texto lindoooo! de fato o amor animal é fiel ao extremo, só queria que esse amor se transportasse para o humano. Mas enfim, são outros casos! :)

    ResponderExcluir
  2. É verdade, os animais se doam sem reservas... #Adoro quando você visita o blog, Marcela! #SouBemHumorada!(rs!)...

    ResponderExcluir
  3. Meu Max partiu fazem mais de dois anos e às vezes antes de entrar em casa, tenho a impressão que vou me encontrar com ele. Acho que nos condicionamos as reações que provocamos neles e acabamos por sentir falta daquela distração e dedicação que eles tem com nós. Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Luma... é tanta festa que eles fazem quando nos veem chegar que dá um ânimo sem precedentes... É lindo isso... beijos!

      Excluir
  4. Aprendi a amar com os cães - de dizer sem medo, de sentir sem parcimônia, de olhar no fundo dos olhos, fazer festa, abraçar sem receio. Aprendi tanto. Já tive Panther, Thor, Huck e agora Patrick. Mas as vezes eu penso que não tive nenhum porque foram eles quem me tiveram. ai ai ai
    Pronto, já estou aqui suspirando lembranças adormecidas. Vou focar apenas no Patrick, esse cão que a cada dia me surpreende mais e mais. bacio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs... Lunna, eu gosto disso "(...) não tive nenhum porque foram eles quem me tiveram". Eu também aprendi muito com os cães... sobretudo com o Nino! beijos! ;)

      Excluir
  5. Bom dia Edilma!

    Em visita ao blog da Luma, encontrei você e resolvi conhecer e ler seus escritos. Muito intereçante o que descreveste sobre o Nino...seu cão. Eu sempre digo que o cachorro, tem mais sentimento do que nós humanos; se ele nos adotar, será para sempre. Atualmente, temos um labrador...mas já tivemos outros que permaneceram junto á nós, por mais de quinze anos...assim se mantiveram, como sendo bons amigos e fiél ate o ultimo dia de vida.

    Uma abençoada pascoa a você.

    Abraços do velho Jota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim é um prazer imenso recebê-lo... Bom que você veio até aqui, Jota! O Nino me ensinou muitas coisas e isso me deixou mais sensível... Nino foi um cachorro lindo!

      Excluir
  6. Edilma, os cães são tão companheiros e espertos que não deixam dúvidas da sua lealdade.
    Se separar de uma criaturinha dessas é dolorido.
    Boa semana amiga.
    xeros

    ResponderExcluir
  7. Você me deu uma ideia para um próximo post: o rendimento ao amor!
    Sou tão equilibrada, tão centrada e com foco total em meus objetivos, mas fico burra quando estou apaixonada!

    ResponderExcluir

Você pode dizer muito ou quase nada; pode apenas fincar as suas unhas e aranhar a minha janela ou derrubar as cortinas, não tem problema: mostre que você está vivo! Obrigada por estar aqui!